terça-feira, 29 de março de 2011

Curso Redes e Desenvolvimento: ENCERRAMENTO

Finalizamos em 28.03 o curso Redes e Desenvolvimento.
A tarde foi bastante produtiva e animada. O conhecimento foi construído coletivamente, trazendo crescimento pessoal e grupal.
A partir de reflexões sobre domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico, o grupo foi traçando um panorama sobre os principais aspectos  da aprendizagem, segundo Peter Senge, relacionando esses aspectos com o verdadeiro trabalho em rede, concluindo que TRABALHAR EM REDE É APRENDER SEMPRE.

Os que não puderam participar nesse momento, mas tem interesse pelo curso, manifestem-se. Estamos estudando a possibilidade de lançarmos uma turma aos sábados, caso haja demanda.

Só pra ficar com mais água na boca, aí vão nossas fotos e depoimentos:

"A rede nos acolhe, nos protege e nos faz sentir participantes do social. A capacitação é fundamental para o agir dentro e fora da rede" Constância Lopes de Oliveira

"Como é bom compartilhar idéias e conhecimentos. Cresci mais um pouco com vocês". Vera Catuta

"Foi muito bom fazer o curso e conhecer novas pessoas, cheias de gás, bem humoradas e especiais" Madalena Valadão

"Esse curso superou minhas expectativas não só pelo conteúdo, mas pela forma como foi exposto, pela participação do grupo... que soube desenvolver pensamentos e analisar questões por si mesmo. Adorei" Priscila
 


"Agradeço a oportunidade de receber e contribuir com as minhas experiências" Fátima de Souza

"... todo o grupo está de parabéns pela velocidade com que está se desenvolvendo e gerando resultados locais. Cooperar é o caminho para a mudança que queremos para o nosso pedaço..." Jorge Ifraim

"Como a Rede pretende contribuir para o desenvolvimento local da zona norte, este curso contribuiu para o crescimento pessoal dos articuladores, que junto as suas entidades, poderão mudar todo o cenário social desta região. Obrigada Senac, obrigada parceiros da Rede Social ZOna Norte" Glaucia Máximo

"O curso propicia ao aluno uma visão de mundo diferente do modelo atual, possibilitando o crescimento individual e coletivo, para a transformação do ser, para viver num mundo mais justo" Eneida Tate.

"O sol nasce para todos, mas só o aproveita quem sai das sombras" Clovis Pereira Jurado

quinta-feira, 24 de março de 2011

Aula 1: Curso Redes e Desenvolvimento

Dia 21.03 das 14h00 às 18h00, no Senac Santana, cerca de 30 membros da Rede Social Zona Norte se reuniram para o curso Redes e Desenvolvimento.
Nay, presidente da Ong Afeto e Cidadania, conduziu a dinâmica de abertura e nos levou a refletir sobre nossos medos e o quanto eles nos impedem de avançar.
A tarde foi produtiva e dinâmica. O grupo realizou diversas atividades práticas para construir conhecimento sobre os temas: DIÁLOGO e PRINCÍPIOS DE TRABALHO EM REDE.
A finalização do curso será na próxima segunda-feira, 28.03.

Confira as fotos dos alunos aplicados:


Momento de abertura, conduzido por Nay Bernardes

Exercício para construção da técnica de diálogo

"Conversando a gente se entende"

Conhecimento sendo construído em grupo

Aprendemos muito com os colegas

Descontração e atividades em grupo


E o mais importante: ALEGRIA ESTAMPADA EM CADA ROSTO PRESENTE

sexta-feira, 18 de março de 2011

Reunião 16/03/11: FALANDO SOBRE COMUNICAÇÃO

Cerca de 40 representantes de entidades, poder público e 2º setor compareceram à reunião da Rede Social Zona Norte no Centro Social Salette. As dinâmicas visaram fortalecer as práticas de relacionamento, para que a Rede enfrente o desafio de crescer sem ocorrência de ruídos na comunicação.

A reunião itinerante, desta vez foi no Centro Social Salette
O grande número de mensagens diárias, através do grupo criado no Gmail, deu margem, além da dificuldade na compreensão de tantas notícias, a alguns desentendimentos localizados. A facilitadora Camila Chiarantano, em parceria com a entidade Crisálida, apresentou um vídeo e conduziu um trabalho que chamou a reflexão sobre a comunicação em grupo. Todos concordaram com a premissa: "É impossível não se comunicar". A partir daí puderam opinar, visando a construção de uma comunicação mais harmônica do grupo.

No momento seguinte os participantes foram divididos em quatro sub-grupos, que discutiram internamente dois aspectos objetivos: 1 - como melhorar a comunicação por email, e 2 - como as reuniões podem ser aprimoradas. Para o primeiro tópico foram sugeridas algumas "regras de utilização", como o uso do campo Mensagem para identificar com clareza o objetivo do email em apenas uma frase, a identificação clara do remetente, e a criação de uma lista de cadastro por tema (educação, 3ª-idade, crianças, meio-ambiente, etc), para emails mais específicos. Quanto às reuniões, uma proposta interessante é que uma reunião do mês seja formativa/informativa, como esta, e a seguinte seja para o trabalho das comissões, que se reuniriam nesse momento.
Momento do encontro.

Minudências
@ A data da festa de aniversário de um ano da Rede foi alterada para 06/05 (6ª-f).
@ A próxima reunião será dia 06/04 (4ª-f), às 14h, na ETEC das Artes, situada no Parque da Juventude, ao lado da estação de metrô Carandiru
@ Entidades e empresas interessadas em participar, basta comparecer à reunião.
@ Esta é a 999ª matéria do portal ZNnaLinha, em três anos e meio no ar.

terça-feira, 15 de março de 2011

Curso "Redes e Desenvolvimento"

Nos dias 21 e 28 de março, das 14h00 às 18h00, a Rede Social Zona Norte participará do curso "Redes e Desenvolvimento".

O curso é gratuito, oferecido e certificado pelo Senac Santana, tendo como objetivo principal o fortalecimento e aprimoramento dos membros que compõem a Rede Social Zona Norte no que diz respeito a metodologia de articulação e fomento de redes que contribuam com o desenvolvimento local, mobilizando técnicas de diálogo, valores e princípios de horizontalidade.

Acontecerá no Senac Santana: Rua Voluntários da Pátria, 3167.

Para participar, escreva para camila.rchiarantano@sp.senac.br solicitando a ficha de inscrição.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Notícias !!!

Cerca de 40 pessoas fizeram a reunião de ontem acontecer!

Diversos encaminhamentos foram dados em relação ao 1° aniversário da REDE SOCIAL ZONA NORTE,
que será um sucesso.

As comissões deram suas devolutivas acerca dos trabalhos e encontros que realizaram desde nossa última reunião. Comunicação, Eventos, Projetos, Acolhida e Registro caminham a todo vapor.

Nosso desafio no momento: DEFINIR O ESPAÇO PARA REALIZAÇÃO DO COQUETEL, NO DIA 29/04 das 20h00 às 23h00.
Amigos e parceiros, vamos nos articular nessa busca!

Em breve, novidades sobre esse e outros assuntos!

No mais, confiram as fotos do nosso último encontro: REDE A TODO VAPOR






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...