terça-feira, 22 de novembro de 2011

Empreendedorismo artístico: Projeto Gerando Renda em Rede

Capacitação voltada à gestão no mercado de produção artesanal profissionaliza artesãos
Uma das características mais marcantes da Rede Social Zona Norte é o diálogo seguido do consenso, em que são levadas em conta todas as opiniões. Desta forma são levantadas todas as necessidades do grupo e desenhadas as ações e demandas de trabalho. Assim também surgiu o projeto Gerando Renda em Rede, voltado exclusivamente a pessoas que produzem renda a partir de processos artesanais.

  
Desenhado em parceria com o Senac Santana, o projeto tem a função de desenvolver habilidades criativas e empreendedoras nos artesãos. Com elas, eles podem atuar nos negócios de maneira profissional e mais voltada à expansão. Isso significa um ganho para quem produz bem seu produto, mas que muitas vezes não tem ideia sobre como calcular seus custos, como distribuir de maneira eficaz o que cria e, assim, planejar a produção e os lucros.
As aulas incluem curso de plano de negócios, empreendedorismo, oficina de criatividade e até uma consultoria de design de produtos para agregar mais valor à produção dos artesãos. O objetivo é capacitar profissionalmente os artesãos da região para atuarem na articulação, organização e manutenção de um espaço permanente para criação, troca de expertise, comercialização e empreendedorismo no segmento. A iniciativa oferece possibilidades reais de geração de renda, por meio da educação e do fomento ao negócio.
O projeto prevê a elaboração de um plano de negócio para o empreendimento do participante. Esse deve ser orientado pelos princípios de respeito às pessoas e ao local onde vive, objetivando uma forma de geração de trabalho e de renda, resultando na melhoria da qualidade de vida na sua comunidade.

Na primeira turma, os alunos optaram por traçar um plano de negócios coletivo, em que mapearam as necessidades e a vocação da região em conjunto. Também propuseram ações em conjunto. E um dos resultados dessa orientação plural será a realização de três eventos: duas feiras e uma exposição modelo. Uma delas acontece em 10 de dezembro no Colégio Novo Alicerce, das 9h às 15h, na Alameda Afonso Schmidt, 592, Santa Terezinha. A outra acontece nos dias 17 e 18 do mesmo mês e será parte da programação do Natal Iluminado da Zona Norte, no Pólo Ecocultural, na Av. Santa Inês, 3321. Em ambos os eventos, os produtos serão comercializados.
E ainda está prevista uma terceira exposição no último mês do ano, em que o grupo recebe investidores, parceiros e público em geral interessado em arte, utilidades e interiores. Essa exposição será assinada por Christian Ullman, designer de produtos e consultor responsável por esse projeto.

O projeto Gerando Renda em Rede visa contribuir para a construção de uma identidade local baseada na vocação da região, ligada ao samba e ao verde.


Wanderlei Ribeiro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...