sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Boletim Cultura de Paz - Edição 06/01



Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".

Nelson Mandela 


Aprendemos a praticar a não-violência pouco a pouco, uma escolha por vez, e um dia de cada vez. Através de nossas escolhas e ações não-violentas diárias o espírito de coragem e nobreza dentro de cada um de nós se expressa nas habilidades, sabedoria e caráter de um ser humano não-violento. Assim é que cada um de nós, de nossa maneira particular, leva o mundo na direção da paz.
“Comitê Paulista para a Década de Cultura de Paz 

Programa da Unesco -2001 a 2010”

 



A Comissão  Cultura de Paz da RSZN acredita que por meio da reflexão e prática das 64 MANEIRAS DE SE PRATICAR A NÃO VIOLÊNCIA, Cada um pode se tornar melhor.
A época natalina inspira essa prática. Leia! Pratique! Dissemine! 

 NELSON ROLIHLAHLA MANDELA


*18/07/1918 a +05/12/2013

O líder sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias. Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu.
Nelson Mandela dedicou uma vida inteira contra a segregação racial que dominava a África do Sul. Por Rainer Sousa

 "Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros."


A morte é inevitável. Quando um homem fez o que considera seu dever para com o seu povo e seu país, pode descansar em paz. Acredito ter feito esse esforço, e é por isso, então, dormirei pela eternidade.

Vários tipos de atitudes cooperam para a Paz.


De autor desconhecido, este texto  com “simbolismos” fala sobre o cultivo da “Paciência”. É um convite para revermos nossas atitudes... 

PACIÊNCIA -  Esta é a história de um rapaz que tinha um gênio muito difícil. Seu pai lhe deu uma bolsa de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria pregar um prego detrás da porta.


No primeiro dia, o rapaz cravou 37 pregos detrás da porta. As semanas se seguiram e, a medida que ele aprendia a controlar seu gênio, cravava cada vez menos pregos atrás da porta. Por fim descobriu que era mais fácil controlar-se que cravar pregos atrás da porta.
Chegou o dia em que ele pôde controlar-se durante todo o dia.
Depois de informar a seu pai, este lhe sugeriu que retirasse um prego cada vez que conseguisse controlar sua raiva e impaciência.
Os dias se passaram e o jovem pôde finalmente anunciar a seu pai que não restavam mais pregos para retirar da porta.  Seu pai o tomou pela mão e o levou até a porta.
Seu pai lhe disse: “Você trabalhou muito duro, meu filho. Porém, olhe todos esses buracos na porta. Ela nunca mais será a mesma. Cada vez que você perde a paciência, deixa cicatrizes exatamente como as que você pode ver na porta.”
Você pode insultar a alguém e depois retirar o que disse, porém, o modo como você falou deixa cicatrizes que perduram para sempre. Uma ofensa verbal é tão daninha como uma ofensa física.

A Paz, como se faz ?

Na História, temos dois exemplos de compromissos com a liberdade e com a justiça sem apelo à força física: Mahatma Gandhi e Martin Luther King. Cada um deles, em contextos sócio-políticos e geográficos distintos, enfrentou a opressão, a humilhação e a mentira.
Cada um escolheu, à sua maneira, métodos não-violentos de libertar seus povos, restabelecer o direito e encontrar saídas para o convívio pacífico.
Esses homens provocaram transformações irreversíveis porque suas propostas não eram destruir o opressor, e sim libertar as pessoas da opressão.
Para isso, é preciso entender que existe diferença entre a injustiça e o injusto, a maldade e aquele que a pratica.   Extraído da Cartilha :  A paz, como se faz ?
A comissão de Cultura de Paz da RSZN recomenda a leitura desse excelente material que poderá ser encontrado neste link do site da UNESCO.
Indicações de “presentinhos de natal “, que tal um livro com essa temática ?
A Arte de Viver em Paz - Pierre Weil - Editora Gente
Educar para a Paz em Tempos Difíceis - Xesús R. Jares - Palas Athena
Violência na Escola - Um Guia para Pais e Professores - Caren Ruotti, Renato Alves, Viviane de Oliveira Cubas - Imprensa Oficial
Desenvolver-se com Arte - Hamilton Faria (coord.)

Fonte: Convivência e Paz

 Natal Iluminado em São Paulo 2013
Projeto conta com decoração nas 32 subprefeituras, além das iniciativas já tradicionais, como a Árvore e a Fonte do Ibirapuera. De 01 de dezembro de 2013 até 06 de janeiro de 2014. 


Confira programação:

Comissão Cultura de Paz RSZN – culturadepazrszn@gmail.com 
      
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/  http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a524.htm&testeira=357&unit=ANA&sub=1 http://redesocialzonanorte.blogspot.com.br/ http://www.institutothem.com.br/index.php?opc=meio_home

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...