segunda-feira, 19 de agosto de 2013

REDE SOCIAL ZONA NORTE CHEGA À VILA MARIA

Auditório da subprefeitura – 07/Ago/2013
Saindo do tradicional eixo de atuação entre Santana e Tremembé, a Rede Social Zona Norte aumentou sua área de abrangência, fazendo uma reunião na Vila Maria, a convite de Tiago Gnecco,  supervisor de Cultura da subprefeitura V. Maria/ V. Guilherme.  Cerca de 30 pessoas participaram.


PROJETOS – Sendo uma reunião de trabalho, o grupo discutiu os projetos em andamento. A comissão de projetos deu detalhes sobre um evento realizado pela ONG Caminhando com Futuro, cujo financiamento através de “crowdfunding” foi obtido a partir de uma visita do coletivo Berkano (gerenciadora da captação online) à Rede.  Em seguida o foco foi o projeto Nas Estantes da ZN, de distribuição gratuita de livros em estações de metrô.
PBs - A Rede tem atuado no fomento dos PBs - Planos de Bairro, com participação direta no Plano de Bairro de Santana, e acompanhamento do Plano de Bairro de Jaçanã/ Tremembé.  Foi dado um panorama dessa atuação. Em seguida foi discutida a importância do Conselho Participativo Municipal, que vai eleger junto à sociedade civil os conselheiros que vão atuar acompanhando o cotidiano das subprefeituras. Foi consensuado que, mais importante do que a Rede escolher um candidato próprio para a função, o principal é saber quem são os interessados em concorrer, e assim iniciar um trabalho de divulgação dessas candidaturas. 



CAPTAÇÃO - A próxima reunião da Rede será temática, com palestra sobre o tema “Captação de recursos para entidades sociais via Nota Fiscal Paulista”, por José Carlos Nakazone, que realiza esse trabalho como voluntário em entidades na ZN. A reunião será no dia 21/08 (4ª-f), às 14h, no Centro Cultural da Juventude, na av. Dep. Emílio Carlos 3641, Cachoeirinha.



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Boletim Cultura de Paz - Edição 02/01


"Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?"  

Martin Luther King


Em recente reunião a RSZN contamos com a presença da psicóloga Valéria Perez que propôs um exercício com o grupo. Nele foram projetadas imagens, e a partir das quais cada um teve o entendimento do que viu, sentiu, deduziu, e para muitos algumas situações pareceram obvias.
Nessa dinâmica ficou demonstrado que muitos dos desentendimentos, conflitos, mágoas, rancores são gerados com  base nas referências anteriores; então mental e automaticamente são disparadas diante de um outro momento, e com esses pensamentos nos distanciamos do fato real, presente, e acabamos fazendo deduções impróprias, muitas vezes.
Assim, não enxergando nem ouvindo o que de fato estão nos comunicando, reagimos e provocamos reações, que põem em risco a chance de um entendimento, mesmo que nossas posições não sejam semelhantes.
Precisamos manter nossa atenção, ter a “escuta respeitosa do outro” para uma convivência de Paz.
Agora a Comissão de “Cultura de Paz” propõe uma outra reflexão: trata-se da “Comunicação não Violenta”. Com esse título, recomenda-se a leitura do livro de Marshall B. Rosenberg. Muito Bom !
O que é ? Como funciona ?  Veja resumo  em: Palas Athena

Cida Souza

1 ) Gentileza gera Gentileza
 







2 ) Como criar a cultura de paz no nosso mundo?
Vejam nos vídeos abaixo  o trabalho de pessoas que promovem a paz no dia a dia,com atitudes, estudos e iniciativas sustentáveis.




  Recomendamos :
106º Fórum do Comitê da Cultura de Paz parceria UNESCO – Palas Athena
Inquietações-Inovações Sociais - O coletivo em busca de uma nova cara 
13 de agosto 2013 • terça-feira • 19 horas
Auditório do MASP • Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 – Estação Trianon-MASP do metrô
Não é necessário fazer inscrição antecipada 

    Comissão Cultural de Paz RSZN – culturadepazrszn@gmail.com







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...