terça-feira, 25 de novembro de 2014

Empreendedorismo em Rede IV - Senac Santana

Workshop - Empreender: O segredo está em você

Convite à reflexão e à exploração das possibilidades pessoais como motor para um processo de aprendizagem em rede.  O que nos move? O que nos coloca em parceria e nos conecta com o outro são nossos próprios talentos, intenções e habilidades.
Como empreender-se contribui para um aprendizado em espiral, gerando movimentos criativos e transformadores.
Empreender é colocar em prática uma ideia, o compartilhar e não o individualismo; é sonhar com um mundo novo e trabalhar para tornar o futuro realidade.

O workshop será composto pelo diálogo sobre a atuação singular e coletiva e algumas atividades práticas com objetivo de sensibilizar os participantes como empreender-se em rede.

09 de dezembro de 2014 - das 19h às 22h30
Senac Santana* – Sala Espaço Ator
O evento é gratuito e aberto ao público e vagas limitadas.

Inscrições apenas via e-mail, para: redesocial.zonanorte@gmail.com.

Oswaldo Oliveira
Economista. Trabalhou num startup de trabalho compartilhado em rede. Idealizador do projeto TeiaMG -Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados e a Empresa Teia - A primeira empresa 100% em rede do Brasil. Idealizador das casas colaborativas madalena80 e laboriosa89. Atualmente desenvolve empreendimentos e empreendedores em rede.

Conheça a Rede Social Zona Norte e o Programa Rede Social do Senac São Paulo.

* Rua Voluntários da Pátria, 3.167 - Santana




domingo, 9 de novembro de 2014

Nas Estantes da Zona Norte 2014

por Eduardo Britto*
http://www.znnalinha.com.br/portalnovo/index.php/18-mil-livros-distribuidos-na-zn


Três locais – 29/Out/2014
      O projeto Nas Estantes da ZN distribuiu gratuitamente 18000 livros para moradores da Zona Norte, com ação em três locais:  estação metrô Parada Inglesa, terminal de ônibus Cachoeirinha, e Escola Estadual Silva Jardim.  A Rede Social Zona Norte – RSZN, pelo terceiro ano consecutivo, realizou o evento em 29 de Outubro, dia comemorativo do livro no Brasil.  O portal acompanhou as cinco horas de distribuição no terminal de ônibus Cachoeirinha.
Preparativos da distribuição.Preparativos da distribuição. Maria José de Lima e amiga Vanderléia.Maria José de Lima e amiga Vanderléia.
INTERESSE – Ainda durante a montagem das estantes o público já fazia fila à espera dos livros. A grande quantidade de exemplares à disposição impediu uma exibição total dos livros, e foi consenso entre os voluntários de que os interessados poderiam procurar à vontade os títulos de maior interesse. Isso fez com que uma massa de pessoas estivesse permanentemente em volta do espaço de distribuição. As pessoas passavam afobadas mas, alertadas pelos voluntários, se dirigiam ao projeto.
No começo fizeram fila, depois a aglomeração ficou inevitável.No começo fizeram fila, depois a aglomeração ficou inevitável.
“JEITINHO” – Maria José de Lima ouviu no rádio a chamada do projeto e veio buscar livros para o seu filho, porque ela mesma não sabe ler. “Só sei assinar o meu nome”, disse Maria José, sendo incentivada pelos participantes a começar logo o aprendizado de leitura. Ruth Ferreira, aluna do 3º Médio e moradora do Jardim Damasceno, mostrava orgulhosa os quatro livros obtidos: um romance de Jean Paul Sartre, um livro de correspondências de Mario de Andrade, um livro de Tadeu Pereira e um técnico, de Estratégia Competitiva. Shirley Suzuki, membro da Rede, orientava a todos a pegar apenas dois livros, um adulto e um infantil, mas muitos davam um “jeitinho” de levar mais exemplares.
QUALIDADE – Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Umberto Eco, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Agatha Cristie, entre dezenas de outros clássicos, além da variedade de livros técnicos, tudo isso atraía cada vez mais pessoas.  O “boca-a-boca” ficou claro quando vários funcionários da loja das Casas Bahia foram buscar livros:  é que os colegas que passaram primeiro levavam a notícia para os que saiam depois para almoçar.  Isso manteve a movimentação em alta até  o termino dos livros.
Momento da distribuição.Momento da distribuição. Funcionários das Casas Bahia com livros.Funcionários das Casas Bahia com livros.
Minudências:
@ Um parceiro importante foi a GoodStorage, moderna empresa de locação de espaços para armazenamento. Logo cedo no dia do evento três kombis lotadas saíram da empresa levando os livros para os pontos de disribuição
@ Durante cinco meses foram recebidos livros das bibliotecas públicas Pedro Nava, Narbal Fontes, Nuto Sant’Anna, Afonso Schimidt, Álvares de Azevedo, Brito Broca, Érico Veríssimo, Padre José de Anchieta, Menotti Del Picchia, José Mauro de Vasconcelos, Sylvia Orthof e Thales Castanho de Andrade
@ Também participaram intensamente das doações: Colégio Luiza de Marillac, Senac Santana Associação Amigos do Tremembé, Centro Cultural da Juventude; SisEB, Editora Peirópolis, Editora Paulus, Editora 34, Instituto Itaú Cultural, Navegar Editora, Associação Semear e MRJT Santa Casa, além de membros da Rede Social Zona Norte.
@ Na última hora a editora Paulus doou 2000 kits, contendo cada um deles cinco livros infantis.
@ No terminal Cachoeirinha houve a atuação dos jovens Carlos, Isadora, Caio, Vitor e Camila, alunos do curso de arte Dramática do SESC Santana. Eles apresentaram esquetes teatrais baseados na peça Hamlet, de Sheakespeare.
@ Um grupo de alunos do curso também apresentou esquetes teatrais na estação de metrô Parada Inglesa, baseados na peça Otelo, de Shakespeare.
@ O ator, produtor e agitador cultural Amilton Ferreira, membro da RSZN, caracterizado de Charlie Chaplin, levou poesia e doçura à distribuição no metrô Parada Inglesa.
@ Na Escola Estadual Silva Jardim a ação foi feita em parceria com a Biblioteca de São Paulo, dentro do programa “BSP Vai Até Você”.
@ 29 de Outubro é o dia nacional do livro. Essa data celebra a fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em 1810.

 * Eduardo Britto, membro da RSZN participou do evento, desde o momento das retiradas da caixas no GoodStorage até a indicação de livros para alguns privilegiados usuários do Terminal VN Cachoeirinha. Valeu Britto, mais um evento bem sucedido!

Mais Fotos em :



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...